Últimas notícias

Esteja sempre atualizado...
Consulte os últimos acontecimentos do processo de reorganização da Nova Província.

(Foto: Carlos Candeias: Novo Provincial da Província de Fátima)

Em 19 de outubro foi anunciada a composição do Governo Provincial, nomeado pelo Governo Geral, que começará a funcionar em 1º de janeiro de 2019. Uma de suas principais atividades será a preparação do Capítulo Provincial, que terá lugar em próximo verão

Estes são seus componentes:

Provincial:
Carlos Alberto Candeias do Nascimento

Consultores:
Jorge Ramón Sánchez Palacios
Paul Smyth
João Luis Escaleira Alves

Consultor Econômico:
Manuel Ricardo Segura Giráldez

Rezamos por eles e por esta nova etapa no caminho para a província de Fátima.

O processo de constituição da nova Província de Fátima está na reta final. Até ao dia em que se verifique essa realidade (1 de janeiro de 2019) realizam-se diversos encontros de preparação. Nos inícios de maio reuniram-se os governos dos três organismos cessantes (Bética, Portugal e Reino Unido-Irlanda). Foi em Dos Hermanas (Sevilha) e contou com a presença do Pe. Gonzalo Fernández, membros do Governo Geral da Congregação.

Há alguns dias atrás, o Governo Geral da Congregação decidiu que o nome da nova Província será “Fátima”, o que constituiu um marco importante no processo. Outro marco importante são as assembleias que decorrem por estes dias natalícios precisamente em Fátima. Em dois turnos (oprimeiro nos dias 27 e 28 de dezembro e o segundo a 3 e 4 de janeiro) a maior parte dos componentes da nova Província reunimo-nos para dar passos em ordem ao futuro projeto comum de fraternidade e missão. As reuniões desenvolveram-se num clima de alegria e de presença de Deus, como era de esperar, sob o olhar atento e protetor do Coração de Maria de Fátima, que tanta devoção suscita e que será para nós uma referência muito especial.

Como muitos sabem, as Províncias Claretianas de Bética, Portugal e Reino Unido-Irlanda, há vários anos que estão num processo de unificação em ordem à criação de uma nova Província. Tal acontecerá em 2019. Entretanto vamos dando passos importantes. Entre esses passos, chegou o momento de decidir o nome do novo organismo. E o seu nome será FÁTIMA, por decisão do Governo Geral da Congregação no passado dia 13 de dezembro. Esta designação só será oficial quando se criar a nova Província no dia 1 de janeiro próximo. Entregamo-nos ao Coração de Maria de Fátima para que continue a acompanhar-nos na nossa missão e neste processo que nos levará à nova Província que terá o seu nome.

Nos dias 7 e 8 de novembro de 2017 realizou-se em Fátima (Portugal) um encontro dos Governos Provinciais de Bética, Portugal e Reino Unido-Irlanda para continuar o processo de constituição da nova Província. O propósito principal foi preparar as assembleias a realizar, também em Fátima, nos meses de dezembro e janeiro, por onde passarão grande parte dos membros da nova Província. Pedimos a Deus que abençoe estes trabalhos e que sejam para sua “maior glória” e para a “salvação das almas”, como gostava de dizer o Pe. Claret.

Os membros dos governos dos diversos Organismos que estão implicados na reorganização da Congregação na Europa, particularmente, Bética-UK Irlanda-Portugal e Itália-França-Euskal Herria-Catalunha se reuniram nos dias 28 e 29 de abril de 2016 em Sevilha e Roma, respectivamente.